Freios TRP Evo: confira os detalhes técnicos da linha mais avançada da marca, agora oficialmente no Brasil


25/06/2025


o progresso natural do esporte. Na vanguarda dessa revolução, a TRP aposta na tecnologia para manter-se na frente. 

 

Afinal,  a Tektro é uma empresa que se tornou mundialmente reconhecida pela qualidade, segurança e altíssima tecnologia dos sistemas de freios. A TRP, divisão de produtos high end da marca, segue a mesma toada: os freios são sempre colocados entre os melhores e mais indicados do mundo. 

 

São três modelos da linha TRP Evo disponíveis no Brasil: DH-R EVO, indicados especialmente para downhill, Trail Evo, criada para pilotos de all mountain e trail, e Slate EVO, indicado até mesmo para um cross-country mais agressivo. 

 

Os componentes das linhas Evo são a aposta da TRP para abastecer o mercado com uma ampla gama de produtos voltados aos rolês mais agressivos, especialmente para as elétricas - até mesmo por isso, todos os freios Evo utilizam pinças de 4 pistões, com pastilhas com uma grande superfície de atrito. 

 

Segundo sites renomados como o The Loam Wolf, os freios TRP DH-R EVO estão entre os melhores do mundo: “simplificando, a TRP fez com que todos nós quiséssemos um jogo dos freios DH-R Evo para colocar em nossas próprias bikes — de tão bom que esse freio é. Eles têm enorme potência, modulação, resposta e são praticamente impossíveis de superaquecer”. 

 

Além disso, publicações como a NSBM, em um recente teste com o TRP Slate Evo, também elogiaram bastante o modelo: “o que eu mais gosto é do desempenho calmo e previsível. Esses TRP Slate EVO funcionam bem e não custam uma fortuna. O que mais você realmente precisa?”. 

 

Já falando sobre o Trail Evo, o renomado site Pinkbike não poupou elogios ao modelo: “se você busca potência, consistência e uma proposta que prioriza desempenho em vez de contagem de gramas, então este é o freio ideal para você”. 

 

Destaques tecnológicos dos freios TRP Evo

Esse elevado nível de desempenho é resultado de um trabalho minucioso da marca taiwanesa, que desenvolveu diversas tecnologias de destaque - que agora estão disponíveis para ciclistas de todo o Brasil. 

 

Conheça algumas destas tecnologias:

 

Performance mineral oil: em uma solução recentemente adotada por outro grande fabricante mundial de freios, a TRP utiliza um óleo mineral de baixa viscosidade, que garante mais fluidez e estabilidade térmica ao sistema - até mesmo por isso, o ponto de ebulição do óleo é bem elevado, ficando na casa dos 230 graus celsius. 

 

Outro detalhe que merece destaque é o processo de sangria da TRP, que é bastante simples e, graças ao uso do óleo mineral, pode ser feito sem grandes preocupações com vazamentos que podem danificar a pintura da bike.  

 

Novas pastilhas orgânicas: com resistência à temperatura melhorada, as novas pastilhas com composto orgânico azul têm um ciclo de assentamento mais rápido e níveis de ruído super baixos. Com isso, os freios passam a funcionar perfeitamente mais rápido, além de exigirem menos temperatura para atingirem a potência correta - de quebra, pastilhas orgânicas cuidam melhor dos discos, que ganham uma vida útil maior. 

 

Sistema hidráulico avançado e cilindros mestres específicos:  para rebalancear o sistema, oferecendo uma potência de frenagem maior, os manetes TRP DH-R Evo utilizam um cilindro mestre de 9mm que oferece um acionamento hidráulico mais poderoso, ideal para reduzir a fadiga nos braços em descidas longas. 

 

Em freios como o Slate Evo e o Trail Evo, o cilindro mestre é um pouco maior, com 10mm, o que reduz um pouco a potência máxima, mas melhora a modulação - até porque, uma bike de downhill tem mais tração, o que acaba possibilitando o uso de freios mais poderosos sem o risco de travamentos imprevisíveis. 

 

Outra diferença notável é que os pistões das pinças de freios DH-R Evo são feitos de um material composto de cerâmica e metal, que reduz a transferência de temperatura das pastilhas para o óleo. Enquanto isso, os pistões do Slate Evo e do Trail Evo são feitos de aço inoxidável.

 

Toda a linha utiliza mangueiras maiores, com 5mm de diâmetro. Por carregarem mais óleo, elas dissipam mais o calor, mais uma vez elevando a resistência ao fading em trilhas longas e inclinadas, onde os freios podem ser abusados do início ao fim, sem perder a compostura. 

 

Rotores de 2.3mm de espessura: além de oferecer discos maiores, com de 223mm e 220mm de diâmetro, a TRP também utiliza rotores mais largos, com 2.3mm de espessura. Nunca é demais lembrar: mais material significa uma dissipação de calor melhorada em 8%, além de 47% mais rigidez lateral. 

 

Além disso, o padrão de perfurações garante um aquecimento rápido e uniforme do sistema, garantindo frenagens consistentes do início ao fim da descida.

 

Manetes de freios ergonômicos: feitos em alumínio, os manetes da linha Evo tem desenho ergonômico com superfície texturizada para melhorar a pegada. Além disso, eles possuem regulagens de alcance que dispensam ferramentas. 

 

Além de diferenças no desenho, no diâmetro e no material do cilindro mestre, os manetes TRP DH-R Evo e Trail Evo têm o reservatório de óleo maiores e abertos, o que ajuda a aumentar ainda mais a potência. Já o modelo Slate Evo  é um pouco menor e do tipo fechado, ajudando a economizar alguns gramas na balança - apesar das diferenças, todos foram feitos para serem operados com apenas 1 dedo. 

 

Os modelos de freios da linha TRP EVO disponíveis no Brasil 

 

TRP DH-R Evo M846: altíssima performance para e-bikes e downhill, em três opções de cores

 

Um freio que oferece potência, modulação e dissipação de calor excepcionais, ideal para bikes grandes e pesadas de roda 29”, como as de downhill e as elétricas full-power. Assim é o TRP DH-R EVO. 

 

 O modelo conta com novas pinças de 4 pistões híbridos extra leves, além de  manetes ergonômicos ajustáveis, mangueiras de 5.0mm e até um óleo mineral totalmente novo e exclusivo. Os discos de até 223mm e espessura de 2,3mm garantem alta resistência às temperaturas elevadas e manutenção do controle mesmo nas situações mais extremas. 

 

Ele é compatível com o sistema I-Spec EV da Shimano,  o MMX da Sram e o TRP Shifter, tecnologia proprietária da marca. São 3 opções de cores, todas disponíveis no Brasil: dourado, prateado e preto fosco.

 

TRP Trail EVO M843 : baixo peso e precisão nas frenagens

 

Para quem busca um freio um pouco mais leve, mas igualmente competente nas descidas, o TRP Trail Evo M843 pode ser a escolha ideal. Derivado do DH-R Evo, o modelo incorpora diversos recursos de seu “irmão maior”, mas em um pacote mais voltado ao trail e ao all-mountain. 

 

Entre os destaques estão as manetes com alcance ajustável, mangueiras de 5mm, compatibilidade com rotores mais largos, de 2,3mm, e pistões híbridos - que além de extra leves, oferecem maior resistência ao calor. 

 

Além disso, o Trail Evo utiliza um cilindro mestre no manete de 10 mm, contra 9 mm do DH-R Evo, o que resulta em um funcionamento mais equilibrado para trilhas técnicas de média intensidade e bicicletas full suspension para all mountain e e-MTBs de menor curso .

 

TRP Slate EVO  M807: desempenho e segurança no cross country

 

O TRP Slate Evo M807 apresenta diversas características voltadas a ciclistas de XC, Trail e e-MTBs que buscam desempenho com excelente custo-benefício. Para isso, o modelo recebeu várias atualizações:  manete com design ergonômico, pastilhas com compostos reformulados, óleo hidráulico de alto desempenho, sistema de mangueiras de 5mm e rotores com espessura de 2,3mm, além de um fluxo de óleo otimizado nas pinças e pistão de 10 mm no cilindro mestre do manete.

 

Com tantas inovações reunidas, fica claro que a TRP não economizou em tecnologia nos produtos de sua linha Evo. Até mesmo por isso, ela é considerada o berço tecnológico da marca, e suas soluções técnicas devem continuar migrando para o restante de sua gama.


A Alvoteq, distribuidora oficial da marca no Brasil, disponibiliza ferramentas exclusivas e outras já conhecidas para revisão e manutenção. A empresa  capacitará mecânicos de oficinas e autônomos para a manutenção autorizada nos sistemas Tektro e TRP , o que promete trazer muito mais tranquilidade para o consumidor, para a montagem e no atendimento pós venda. 


Para mais produtos TRP ou Tektro, e também para mais informações, acesse o site da Alvoteq.

 

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