25/06/2025
o
progresso natural do esporte. Na vanguarda dessa revolução, a TRP aposta na
tecnologia para manter-se na frente.
Afinal,
a Tektro é uma empresa que se tornou mundialmente reconhecida pela qualidade,
segurança e altíssima tecnologia dos sistemas de freios. A TRP, divisão de
produtos high end da marca, segue a mesma toada: os freios são sempre colocados
entre os melhores e mais indicados do mundo.
São três
modelos da linha TRP Evo disponíveis no Brasil: DH-R EVO, indicados
especialmente para downhill, Trail Evo, criada para pilotos de all mountain e
trail, e Slate EVO, indicado até mesmo para um cross-country mais
agressivo.
Os
componentes das linhas Evo são a aposta da TRP para abastecer o mercado com uma
ampla gama de produtos voltados aos rolês mais agressivos, especialmente para
as elétricas - até mesmo por isso, todos os freios Evo utilizam pinças de 4
pistões, com pastilhas com uma grande superfície de atrito.
Segundo
sites renomados como o The Loam Wolf, os freios TRP DH-R EVO estão entre os melhores do mundo:
“simplificando, a TRP fez com que todos nós quiséssemos um jogo dos freios DH-R
Evo para colocar em nossas próprias bikes — de tão bom que esse freio é. Eles
têm enorme potência, modulação, resposta e são praticamente impossíveis de
superaquecer”.
Além
disso, publicações como a NSBM, em um recente teste com o TRP Slate Evo, também elogiaram bastante o modelo: “o que eu mais gosto
é do desempenho calmo e previsível. Esses TRP Slate EVO funcionam bem e não
custam uma fortuna. O que mais você realmente precisa?”.
Já
falando sobre o Trail Evo, o renomado site Pinkbike não poupou elogios ao modelo: “se você busca potência,
consistência e uma proposta que prioriza desempenho em vez de contagem de
gramas, então este é o freio ideal para você”.
Destaques
tecnológicos dos freios TRP Evo
Esse
elevado nível de desempenho é resultado de um trabalho minucioso da marca
taiwanesa, que desenvolveu diversas tecnologias de destaque - que agora estão
disponíveis para ciclistas de todo o Brasil.
Conheça
algumas destas tecnologias:
Performance
mineral oil: em uma solução recentemente
adotada por outro grande fabricante mundial de freios, a TRP utiliza um óleo
mineral de baixa viscosidade, que garante mais fluidez e estabilidade térmica
ao sistema - até mesmo por isso, o ponto de ebulição do óleo é bem elevado,
ficando na casa dos 230 graus celsius.
Outro
detalhe que merece destaque é o processo de sangria da TRP, que é bastante
simples e, graças ao uso do óleo mineral, pode ser feito sem grandes
preocupações com vazamentos que podem danificar a pintura da bike.
Novas
pastilhas orgânicas: com resistência à
temperatura melhorada, as novas pastilhas com composto orgânico azul têm um
ciclo de assentamento mais rápido e níveis de ruído super baixos. Com isso, os
freios passam a funcionar perfeitamente mais rápido, além de exigirem menos
temperatura para atingirem a potência correta - de quebra, pastilhas orgânicas
cuidam melhor dos discos, que ganham uma vida útil maior.
Sistema
hidráulico avançado e cilindros mestres específicos: para rebalancear o sistema, oferecendo uma potência de
frenagem maior, os manetes TRP DH-R Evo utilizam um cilindro mestre de 9mm que
oferece um acionamento hidráulico mais poderoso, ideal para reduzir a fadiga
nos braços em descidas longas.
Em freios
como o Slate Evo e o Trail Evo, o cilindro mestre é um pouco maior, com 10mm, o
que reduz um pouco a potência máxima, mas melhora a modulação - até porque, uma
bike de downhill tem mais tração, o que acaba possibilitando o uso de freios
mais poderosos sem o risco de travamentos imprevisíveis.
Outra
diferença notável é que os pistões das pinças de freios DH-R Evo são feitos de
um material composto de cerâmica e metal, que reduz a transferência de
temperatura das pastilhas para o óleo. Enquanto isso, os pistões do Slate Evo e
do Trail Evo são feitos de aço inoxidável.
Toda a
linha utiliza mangueiras maiores, com 5mm de diâmetro. Por carregarem mais
óleo, elas dissipam mais o calor, mais uma vez elevando a resistência ao
fading em trilhas longas e inclinadas, onde os freios podem ser abusados do
início ao fim, sem perder a compostura.
Rotores
de 2.3mm de espessura: além de oferecer
discos maiores, com de 223mm e 220mm de diâmetro, a TRP também utiliza rotores
mais largos, com 2.3mm de espessura. Nunca é demais lembrar: mais material
significa uma dissipação de calor melhorada em 8%, além de 47% mais rigidez
lateral.
Além
disso, o padrão de perfurações garante um aquecimento rápido e uniforme do
sistema, garantindo frenagens consistentes do início ao fim da descida.
Manetes
de freios ergonômicos: feitos em alumínio,
os manetes da linha Evo tem desenho ergonômico com superfície texturizada para
melhorar a pegada. Além disso, eles possuem regulagens de alcance que dispensam
ferramentas.
Além de
diferenças no desenho, no diâmetro e no material do cilindro mestre, os manetes
TRP DH-R Evo e Trail Evo têm o reservatório de óleo maiores e abertos, o que
ajuda a aumentar ainda mais a potência. Já o modelo Slate Evo é um pouco
menor e do tipo fechado, ajudando a economizar alguns gramas na balança -
apesar das diferenças, todos foram feitos para serem operados com apenas 1
dedo.
Os
modelos de freios da linha TRP EVO disponíveis no Brasil
TRP
DH-R Evo M846: altíssima performance para e-bikes e downhill, em três opções de
cores
Um freio
que oferece potência, modulação e dissipação de calor excepcionais, ideal para
bikes grandes e pesadas de roda 29”, como as de downhill e as elétricas
full-power. Assim é o TRP DH-R EVO.
O
modelo conta com novas pinças de 4 pistões híbridos extra leves, além de
manetes ergonômicos ajustáveis, mangueiras de 5.0mm e até um óleo mineral
totalmente novo e exclusivo. Os discos de até 223mm e espessura de 2,3mm
garantem alta resistência às temperaturas elevadas e manutenção do controle
mesmo nas situações mais extremas.
Ele é
compatível com o sistema I-Spec EV da Shimano, o MMX da Sram e o TRP
Shifter, tecnologia proprietária da marca. São 3 opções de cores, todas
disponíveis no Brasil: dourado, prateado e preto fosco.
TRP
Trail EVO M843 : baixo peso e precisão nas frenagens
Para quem
busca um freio um pouco mais leve, mas igualmente competente nas descidas, o
TRP Trail Evo M843 pode ser a escolha ideal. Derivado do DH-R Evo, o modelo
incorpora diversos recursos de seu “irmão maior”, mas em um pacote mais voltado
ao trail e ao all-mountain.
Entre os
destaques estão as manetes com alcance ajustável, mangueiras de 5mm,
compatibilidade com rotores mais largos, de 2,3mm, e pistões híbridos - que
além de extra leves, oferecem maior resistência ao calor.
Além
disso, o Trail Evo utiliza um cilindro mestre no manete de 10 mm, contra 9 mm
do DH-R Evo, o que resulta em um funcionamento mais equilibrado para trilhas
técnicas de média intensidade e bicicletas full suspension para all mountain e
e-MTBs de menor curso .
TRP Slate
EVO M807: desempenho e segurança no cross country
O TRP
Slate Evo M807 apresenta diversas características voltadas a ciclistas de XC,
Trail e e-MTBs que buscam desempenho com excelente custo-benefício. Para isso,
o modelo recebeu várias atualizações: manete com design ergonômico,
pastilhas com compostos reformulados, óleo hidráulico de alto desempenho,
sistema de mangueiras de 5mm e rotores com espessura de 2,3mm, além de um fluxo
de óleo otimizado nas pinças e pistão de 10 mm no cilindro mestre do manete.
Com
tantas inovações reunidas, fica claro que a TRP não economizou em tecnologia
nos produtos de sua linha Evo. Até mesmo por isso, ela é considerada o berço
tecnológico da marca, e suas soluções técnicas devem continuar migrando para o
restante de sua gama.
A Alvoteq, distribuidora oficial da marca no Brasil, disponibiliza ferramentas
exclusivas e outras já conhecidas para revisão e manutenção. A empresa
capacitará mecânicos de oficinas e autônomos para a manutenção autorizada nos
sistemas Tektro e TRP , o que promete trazer muito mais tranquilidade para o
consumidor, para a montagem e no atendimento pós venda.
Para mais produtos TRP ou Tektro, e também para mais
informações, acesse o site da Alvoteq.
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